Eixos temáticos
A conferência terá os seguintes eixos temáticos:
a) A história do Estado em África – No âmbito deste eixo temático serão apresentados e discutidos trabalhos de sobre o Estado em África a partir de uma perspectiva e dimensão histórica.
b) Os regimes e instituições políticas em África – No contexto deste eixo temático serão apresentados e discutidos trabalhos científicos que têm como foco os regimes e as instituições políticas em África.
c) A democratização e o Estado de direito em África – No quadro deste eixo serão apresentados e discutidos os trabalhos científicos com o foco nos processos de transição democrática e no estabelecimento do Estado direito.
d) Os conflitos e a construção da paz em África – O período pós-independência em África foi marcado pela eclosão de conflitos intraestatais e inter-estatais complexos, longos, causando, não raras vezes elevadas perdas humanas, crises humanitárias sem precedentes, destruição de infraestruturas sociais e económicas e a agudização da pobreza. No contexto deste eixo temático, serão apresentados e discutidos os trabalhos científicos que procuram compreender os conflitos e a construção da paz em África.
e) Economia, Desenvolvimento e infraestruturas em África – Os estados pós-coloniais em África, experimentaram, de um modo geral, desafios importantes ao nível económico. A crise das dívidas e os programas de ajustamento estrutural, não raras vezes com impactos negativos sobre a qualidade de vida dos cidadãos, são processos que atravessaram grande parte dos novos Estados independentes. No âmbito deste eixo, serão apresentados e discutidos trabalhos científicos que se debruçam sobre a economia, o desenvolvimento e as infraestruturas nos Estados africanos.
f) As identidades em África e o Estado – O período pós-independência em África foi marcado pela preocupação geral em relação a edificação da nação. No quadro deste eixo temático, serão apresentados e discutidos trabalhos científicos cujo foco central é a construção das identidades nos Estados africanos, bem como o papel daquela nas dinâmicas políticas internas e externas do Estado.
g) O ambiente e a sociedade em África – O período colonial em África foi marcado pela exploração desenfreada de recursos naturais, incluindo os recursos florestais sempre com o propósito de alimentar as necessidades e interesses económicos do poder colonial. Tal exploração teve impactos importantes no que diz respeito a desflorestação, destruição de espécies e/ou ecossistemas. O período pós-colonial tem sido marcado pela degradação ambiental em resultado do processo de industrialização. No contexto deste eixo serão discutidos os trabalhos que dedicam atenção às relações entre a sociedade e o ambiente.
h) As relações inter-africanas – No período pós-colonial em África foram registados conflitos entre os novos estados. Igualmente, foram registados exemplos de cooperação construtiva nos quadros regionais e continental. O estabelecimento de blocos económicos e políticos regionais bem como o estabelecimento da Organização da Unidade Africana, posteriormente transformada em União Africana são alguns exemplos das relações de cooperacao entre os Estados africanos. No quadro deste eixo temático serão apresentados e discutidos trabalhos que se debruçam sobre as relações inter-africanas.
i) As relações entre os Estados africanos e o mundo – No contexto deste eixo temático serão apresentados e discutidos os trabalhos científicos cujo foco é a integração dos Estados africano pós-coloniais no sistema internacional.